Posted by : LKMazaki terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Olá a todos! Mais uma sessão de comentários sobre essa obra que tanto vem causando rebuliço dentro do fandom yuri: sim estamos falando de Yurikuma Arashi, a "tempestade de ursos-lírios".

Neste episódio teremos muito mais ursas, lírios, ursas comendo garotas, ursas COMENDO ursas (lembram da diferença de semântica? Pois é) e até mesmo ursas tentando COMER garotas! É tanto lesbianismo explícito que eu acabei chegando a uma (dentre tantas) conclusão inusitada, mas que vou compartilhar apenas no seguimento deste texto.

Então, segurem-se no lugar para não pirar de vez com o segundo episódio de YKA!

Nota: Só relembrando que esses comentários são feitos logo após assistir o episódio citado, ainda que com alguns dias de atraso. É bem possível que várias das teorias que eu vá construindo seja completamente destruídas de um episódio para o outro. Portanto, se você estiver lendo esse texto após assistir mais episódios da série e esse for o fato, apenas se divirta com o tamanho da ingenuidade desta redatora em construir teorias furadas de enredo (Confesso, sempre fui e ainda sou extremamente tolinha como expectadora XD)



YKA #02 - Eu jamais irei te perdoar



O episódio começa com uma recapitulação rápida dos conceitos apresentados anteriormente. Kumaria explodiu, seus fragmentos caíram na atmosfera da Terra e isso fez os ursos se levantarem contra os humanos. . . Barreira da Extinção (ou Muro da Separação, em uma das traduções que assisti), blábláblá. Na sequência temos uma cena rápida, onde a presidente de classe acaba descobrindo a verdade sobre as alunas transferidas. (O que me deixou intrigada nessa cena foi o monologo sobreposto. A mim soou como mais um 'as personagens não tem apenas as intenções que aparentam ter'. Intrigante).



Após a abertura (com aquele show de fanservice que me faz ficar constrangida assistindo esse anime acompanhada, mas isso é um detalhe) temos a confirmação do que já era óbvio: Sumika realmente foi devorada por ursos (A esse ponto me subiu a interrogação de onde a morte da Sumika foi citada naquela cena psicodélica do episódio anterior). A presidente, que discursava sobre Sumika na cerimônia oficial da escola é surpreendida pela presença daquelas que sabem ser as assassinas da estudante (SHOCK! Caramba, como acho graça dessa som do Kuma shock.)



Então a cena corta e vamos para a nossa protagonista. Kureha está visivelmente muito abalada, tentando negar a si mesma os fatos. Nem mesmo as lembranças das palavras afetuosas de sua mãe conseguem lhe tirar a dor da perda e, principalmente, a evidente culpa que ela coloca em si mesma por não ter sido capaz de proteger a quem amava.



Na escola o clima não é dos melhores. Todas parecem ansiosas e preocupadas em relação aos ursos. Falando neles, Ginko e Lulu estão observando as (deliciosas) estudantes. Ginko repara na ausência de Kureha e isso parece lhe incomodar (apesar do fato de ela ser uma verdadeiro cubo de gelo para demonstrar emoções). Ela comenta que o cheiro de Kureha é ótimo, então. . . WHAT?! A-Ah. . . Claro, Lulu faz alguns comentários bastante (cof) yuristas sobre o cheiro selvagem de Ginko e isso acaba lhe fazendo ter alguma boa ideia. (Talvez mais de uma, vai saber. . .).




Enquanto isso Mitsuko continua a pensar sobre a cena terrível que acabou vendo anteriormente (e eu ainda estou tentando me recuperar da cena que acabei de ver!). Então chega outra estudante que apareceu em detalhe brevemente durante a cerimônia em respeito à morte de Sumika, Konomi Yurikawa, ela fala sobre o perigo do interesse de Mitsuko por Kureha, que isso pode acabar lhe tornando uma vítima da Tempestada Invisível e. . . WOA! Fanservice, fanservice, fanseeeeeerviceeeeee! Bicha-sensei, porque você não tinha essa liberdade de expressão toda na época de Utena, não é mesmo?! Fuuuuu, acho que você está tentando compensar tudo de uma vez aqui!



Enfim, depois de mais um momento interessante entre garotas jogado na nossa cara (e que não será o último desde grato episódio) voltamos à casa de Kureha e vemos que Ginko e Lulu resolveram simplesmente aparecer na casa de quem estão caçando com uma desculpa esfarrapada, tentando ser coitadinhas desabrigadas e invadindo o lugar quase na marra.




Kureha não concorda muito com aquilo e tenta manter-se firme, dizendo que as duas terão que ir embora assim que Lulu terminar o banho. Ginko porém não lhe dá muito ouvidos, está mais atenta ao cheio e gosto de lágrimas solitárias que sentiu com Kureha (e o nosso Bicha-sensei mostra que ainda não superou essa tara por lágrimas que começou lá com Dios, em Utena). A heroína tenta permanecer imparcial sem muito sucesso. Sua barreira é quebrada quando Ginko fala que seu amor é verdadeiro. Ela fica um tanto contrariada, mas Ginko cala os seu choramingo de uma maneira bastante prática.



Revendo esse episódio, neste ponto, pela primeira vez consegui simpatizar ligeiramente com a Ginko. . .

O que me intriga bastante é quando Ginko fala que seu amor também é verdadeiro, que vai mostrar o seu amor para Kureha. Fala que elas vieram por sua causa. . . Caramba, qual o tipo de "comer" afinal que ela se refere?! XD


Então o breve novo momento interessante entre duas garotas é interrompido (poxa) pela chegada de Mitsuko, armada e disposta a enfrentar as ursas disfarçadas, mas estas fogem o mais rápido possível sem um enfrentamento. Sem explicar nada para Kureha a presidente de classe parte na busca das assassinas.




Kureha fica sem entender nada e então. . . o seu celular toca.

Kureha é desafiada e deve ir ao terraço da escola, onde os ursos lhe aguardarão. Então somos apresentados a um fato inesperado: o ciúme de Konomi em relação à Mitsuko e sua atenção excessiva à Kureha culminam em . . . 


KUMA SHOCK!

Espera aí, a Konomi é tipo o "urso da semana"?! Como assim ela é um urso? Como assim ela estava no maior GAOGAO (que tal esse novo sinônimo para COMER?) com a Mitsuko e agora ela é um urso?! As pessoas passam a ser ursos ou já são ursos? E todas elas tem que ter "Yuri" no nome para serem ursos? Enfim. . .

Kureha caminha ao encontro do desafio ao mesmo tempo que relembra dos seus momentos com Kureha. As duas plantando os lírios e as flores crescendo e desabrochando (essa é uma analogia que até eu pego! Poxa!). O combate começa, mas Kureha não é capaz de acertar o seu alvo. Então. . .


Ah sim, ela cai e vem toda aquela sequência psicodélica do Julgamento. É praticamente a mesma cena do episódio anterior, mudando apenas a argumentação dos "advogados", referindo-se ao primeiro humano devorado. Entre uma das milhares de coisas que me intrigam nessa passagem (tipo "O que é TUDO NESTA P*RRA DE CENA?!") uma das coisas que mais me intrigou ao rever esse episódio foi a pergunta do Life Sexy à Lulu e Ginko:

Vocês ficarão invisíveis? Ou comerão humanos?

Bom, temos então todo aquele momento de nudez e seivas sendo apreciadas, literalmente (LITERALMENTE, Bicha-sensei, que caramba!), e então retornamos à cena no terraço. Konomi é acerta e cai. Quem o fez foi ninguém menos do que Mitsuko (que aliás não pareceu se importar muito em atirar em que estava COMENDO a umas cenas atrás). Toda a sua preocupação está em Kureha.


E então, já na enfermaria, Kureha dorme e as lágrimas escorrem pelo seu rosto. Mitsuko a observa e. . . WHAT?!



"Não adianta, garotas invisíveis sempre terão gosto de garotas invisíveis. Depois de dilacerar tantas delas, eu finalmente entendo. Só as excluídas são realmente deliciosas. . ." (Invisível? Excluídas? OMG)


Mitsuko, a ursinha, está faminta e não vê a hora de devorar Itsubaki Kureha.

E FIM!

Aaahhhhhhhh, só mesmo essa música de encerramento maravilhosa pra aplacar meu choque depois dessa! Mitsuko, uma ursa?! Mas porque ela estava defendendo a Kureha das outras?! Ela também devorou a Sumika?! Como assim?! Godoka do céu, nós proteja das loucuras de Bicha-sensei! A tempestade invisível se aproxima e vai varrer nossa sanidade!

Episódio 02 - Considerações finais

O que dizer? O QUE DIZER?! SENSACIONAL é a palavra bonitinha mais suave que posso utilizar neste momento! Esse episódio conseguiu apresentar uma carga de reviravoltas tão grande em si que, particularmente, o considerei muito superior ao primeiro! Vamos começar falando do mais básico que descobrimos:

Depois de tanta yurisse e personagens se mostrando como ursas (O que cada vez menos parece literal, ao mesmo que parece. . .  aiai) só podemos concluir uma coisa, usando nossos limitados conhecimentos: Todas as garotas com "yuri" no nome são ursas. A presidente, sua peguete, as ursinhas. . . Notem que nem a Kureha nem a Sumika tem "yuri" no nome (ou será que elas ainda não eram "yuris" e isso se reflete nos seus nomes?). O que me faz ir para a primeira teoria derivada dessa primeira teoria:




Quem é Kaoru Harishima?

Talvez vocês não tenham notado, mas na primeira postagem coloquei um print onde ela aparecia exatamente por já querer deixar um easter egg para quem estivesse adiantado. Ela é a única personagem, fora a mãe da Kureha, que não tem o bendito "yuri" no nome, então é de se imaginar que ela pode vir a ter certa importância no enredo. Quem sabe ela venha ser uma das únicas aliadas de Kureha em sua busca infinita por vingança por sua mãe e por Sumika? Quem sabe ela não saiba muito mais do que está por detrás dos panos desse enredo.

Segunda afirmação que é possível fazer depois deste segundo episódio: as cenas pirotécnicas do julgamento de os lírio sendo lambido da forma mais erótica o possível por Lulu e Ginko simplesmente NADA quer dizer em relação ao momento do enredo. Talvez fosse difícil perceber esse tipo de jogada do Ikuhara na época em que realmente eram necessários reaproveitamento de frames, porém atualmente é bastante evidente o quão desconexa essa sequência é do restante da linha de acontecimentos. A única coisa que ainda é possível inferir em relação a essa viagem dos boys-magia é que toda vez que eles parecem e "Aprovam o Yuri" alguém morre (primeiro Sumika, depois a peguete da presidente).

Terceira coisa que se pode presumir depois de ver este episódio: Kureha está de fato sozinha diante de um mundo cruel onde ursos vão tentar assassiná-la a todo o custo. Essa afirmação é baseada no fato um, claro. Porém também me abre para outro questionamento:

O que Ginko quer afinal?

Ela quer mostrar seu amor para Kureha durante o episódio e esse amor fica o mais dúbio sentido possível. Afinal ela quer ou não devorar (fisicamente) a protagonista? Será que ela está na verdade apaixonada e isso lhe faz agir nos dois sentidos ao mesmo tempo? O que é realmente para um urso devorar um humano? Baseando-se no que evidencia toda a mídia a respeito da série, dificilmente Ginko conseguirá alimentar-se da carne de Kureha cedo, o que não a impede de satisfazer outros tipos de emoções que esta possa lhe despertar.

Estou pegando pesado? Bom, acho que nada é pesado depois de ursinhas-garotas fazendo GAOGAO no corredor do colégio 3D-feito-de-peças-de-rubric-cube?

ENFIM. . . Muito ainda está por vir nessa série. Estou apostando ainda bem alto, apesar de um leve receio: até então a trama está bastante circular. É esperar para ver quando essa corrente de acontecimentos irá se romper e perder-se de vez no oceano de ácido que Bicha-sensei é especialista em nos dar.

Se vocês leram até aqui. . . Parabéns! Digo. . . Comentem aí embaixo suas teorias e, lembrando sempre, deixem suas sugestões para que possamos sempre melhorar nossa coluna de comentários semanais.

Até a próxima semana!
SHABADADU~

2 Responses so far.

  1. Não comentei aqui na primeira postagem pois ainda não tinha assistido e não queria spoilers, mas agora acompanharei os comentários.

    O meu sentimento ao assistir YKA! durante o episódio se divide entre "Meu deus, que coisa genial" e "O que diabos estou assistindo". A segunda frase, não num sentido ruim, mas sim indicando defeito do meu cérebro.

    Me sinto vendo uma mistura de Utena com Paranoia Agent adicionada de tons of fanservice.


    Sinceramente, acho que as ursas são literalmente ursas, por que, apesar de todas as interpretações, não vejo outra interpretação pra toda a introdução, e todo o lance da barreira (a não ser que possamos simplesmente ignorar isso)

    Antes de entender o que Ginko quer, acho que precisamos entender por que e como veio parar lá. Ela já conhecia Kureha e a tinha como alvo? se sim, há quanto tempo? por que?

    A Mistuko ir contra as outras ursas não me parece tão estranho...em nenhum momento os ursos se mostraram como organização ou algo assim,, cada um tem seus objetivo, pode simplesmente estar sendo egoísta, quer a Kureha só pra ela.

    Enfim, por enquanto é isso, preciso descansar meu cérebro.

  2. Is says:

    Cheguei a me impressionar com o quão doido e legal ao mesmo tempo esse anime é xD
    Mas vamos com o meu entendimento da história agora
    Primeiramente: Sobre isso de garotas invisíveis e talz, as garotas da escola comentam dês do primeiro episódio que "a única maneira de sobreviver é andar em grupos " e a mitsuko fala no final do episódio algo sobre garotas que lutam por seu amor terem gosto de mel comparando as supostas "garotas invisíveis " sendo assim dá pra concluir que as garotas que andam em grupos se tornam menos atrativas para os ursos.
    Segundamente : Acho que seria normal a mitsuko não querer que Lulu e Ginko cheguem perto de sua presa
    Terceiramente : voltando a primeira questão mas voltada para o lado das ursas, você vê que no início do julgamento a Ginko fala: "Nós não vamos desistir do nosso amor " e depois o life sexy (xD) pergunta se elas querem se tornar invisíveis ou comer humanas,então deve ser a mesma coisa para as ursas e para as humanas : ou você é invisível ou você não desiste do seu amor ( apesar de ainda não entender oque seria o invisível para as ursas)
    Acho que por enquanto é só
    Ps: só querendo destacar que a professora que eu me lembre também tinha yuri no nome O.o

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -