Posted by : LKMazaki segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Olá a todos!

O que é o amor verdadeiro? Mars no Kiss (Kissing Mars, em várias traduções para o inglês), um mangá volume único de Kishi Torajirou (autor também de Virgin’s Empire) se propõe a contar a história de descoberta da jovem Yukari sobre o amor verdadeiro e sobre si mesma. Uma obra curta, em 4 capítulos, mas que consegue transmitir profundidade e sensibilidade enormes.




Yukari é uma jovem rebelde, que vive brigando com a mãe, usa unhas compridas, encurta as saias do uniforme, passa uma imagem de descolada e tem um namorado mais velho, com quem já tem uma vida sexual ativa. Seu mundinho de aparências estava caminhando normalmente, entre brigas e aventuras com o namorado, até o dia da mudança de lugares na sala de aula.

É assim que, forçadamente, Yukari se torna colega de lugar com Miki, uma garota calma, estudiosa e comportada. A aversão de Yukari por Mika é imediata, mas o destino tratou de colocar uma situação inesperada para começar a mudar aquele convívio conflituoso da “garota cool” com a “nerdona virgem”.

Um beijo de Marte.



Pouco a pouco, uma amizade vai se formando entre Yukari e Miki. Yukari sempre falando sobre suas experiências com seu namorado e esclarecendo as curiosidades da outra. Um convívio que começa a despertar em Miki sentimentos que ela jamais imaginara antes.

Mika é uma garota pura, sonhando em se apaixonar verdadeiramente algum dia. Para ela, ter um relacionamento e o verdadeiro amor são coisas distintas e vale a pena esperar até o dia em que esse segundo enfim chegue ao seu encontro. Yukari não pode evitar começar a comparar sua própria vida, seus valores e comportamento, diante da atitude da outra. De repente ela começa a perceber uma solidão que a estava destruindo sem nem ter compreensão de tal.

Ela estava só. Ou estaria, se não fosse por Mika.




Mars no Kiss transmite, em suas páginas e especialmente na sua conclusão, um sentimento dúbio. Nem tristeza, nem alegria, mas um pouco de ambos. Um final conclusivo para aquela etapa da vida de Yukari. Ela jamais seria a mesma novamente depois daqueles acontecimentos. Mas ao mesmo tempo um final aberto a todas as possibilidades do mundo.

O traço de Yukari é bastante agradável e sólido, pouco comum dentro do yuri, capaz de transmitir uma gama de expressões variadas e realistas. Particularmente minha experiência com a obra foi ótima e até surpreendente, quando descobri ser do mesmo autor de Virgin’s Empire (aquele mangá que você começa a ler e acha que é um fanservice sem sentido, mas depois já está totalmente dentro da leitura), pois Mars no Kiss tem um aprofundamento psicológico na protagonista incrível, algo que na outra obra não é tão presente (até pela quantidade reduzida de páginas dos capítulos do Virgin’s).

Mars no Kiss está inteiro traduzido em inglês (disponível em vários leitores, inclusive no Dynasty Reader) e também em português (traduções do Moonlight Flowers, atualmente inativo, mas ainda disponível para leitura online em alguns endereços).




Pra quem curte uma trama realista, até certo ponto séria, mas sem apelar para aquela carga dramática enorme, ou para quem gosta dessas tramas de descoberta pessoal, a recomendação é mais do que certeira. Mars no Kiss será uma leitura curta, mas, quem sabe, daquelas que não se vai mais esquecer.

Por hoje, era isso.
Até a próxima!

3 Responses so far.

  1. Flávio says:

    Que traço lindo!
    A obra parece excelente. Amor à primeira vista por Mika. Amo essa solidez revestida de pureza, tal como é a castidade.
    Muito obrigado! Boa semana!

  2. Lembrando que ele também é autor de Maka-Maka, um mangá meio controverso entre os yurikos, mas que vale uma olhada!

  3. Tio Van says:

    Eu gostei bastante de mars no kiss,a protagonista é bem trabalhada e podemos acompanhar a mudança emocional dela.
    Já a respeito de Virgin Empire você começa ler esperando apenas a comédia slice of life e fanservice mas acaba se surpreendendo com ótimas histórias;como a Chie e a Ai-chan.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -